terça-feira, 18 de março de 2014

Reino Fungi- meu caderno de biologia


  Os representantes deste reino são eucariontes (como mencionado no post das bactérias- reino monera- todos os reinos exceto o monera é eucarionte, ou seja, possuem membrana nuclear organizando o material genético do mesmo), podem ser unicelular (Ex.: levedura) ou pluricelular (a maioria) e são heterótrofos (não produzem alimento), pois só absorvem os nutrientes.
  As células destes seres são denominadas de hifas e o tecido, micélio. Eles possuem dois tipos de tecido/ micélio, o micélio reprodutor e o micélio vegetativo.



   Características:

-Possui parede celular a base de quitina;
-Produz o glicogênio como substância de reserva (parecido com o animal);
-Vive em locais úmidos, sombreados e sobre matéria orgânica.

   Modos de vida:

-Decompositores (ou saprófitos);
Foto da decomposição de uma fruta (com ajuda de um fungo)

-Parasitas, causando doenças como micoses, candidíase ou histoplasmose;
Micose (fungo instalado) no couro cabeludo de alguém

-Predadores;
Fungo predando um nemátodo
-Mutualismo (Ex.: liquens (fungo+alga) e micorrizas (fungo+planta)
Desenho mostrando micorriza: fungo associado a uma planta

Benefícios x Malefícios

  produção de antibíoticos (penicilina)  |  obtenção de substâncias alucinógenas (LSD, chá de cogumelo)
alimentação (produção de bebidas alcoólicas,champignon, shitake, ...) |  toxicidade (podendo levar ao óbito de quem o consome)

sábado, 15 de março de 2014

Reino Protista- meu caderno de biologia

Existem dois grandes grupos deste reino: os protistas e as algas. O divisor de aguas destes grupos seria o meio de conseguir alimentos, enquanto as algas produzem seu alimento (são autotróficos), os protozoários são heterotróficos (não produzem o seu próprio alimento)

sábado, 8 de março de 2014

Reino Monera - meu caderno de biologia

 Os representantes deste reino são as bactérias e as cianobactérias (que não falarei explicitamente neste post)

  Eles são seres vivos unicelulares e os únicos que são procariontes (não possuem membrana nuclear/carioteca)

  Estrutura bacteriana:
 A estrutura básica das bactérias seria:  parede celularmembrana plasmáticamaterial genético (DNA), citoplasma e ribossomo. Alguns possuem um "plus" como por exemplo: capsula (fornece mais resistência e dificulta a fagocitose) , fímbrias (servem para fixação a um local e alguns deles podem passar os plasmídeos na conjugação), mesossomo (invaginação da membrana que concentra enzimas respiratórias), plasmídeo (pedaços de material genético da bactérias) ou flagelos (estrutura de locomoção)

Estrutura de uma bactéria mais complexa
  Formas:
 Basicamente podemos dividir em 4 > cocosbacilos, espirilos e vibriões > sendo respectivamente em formato de: esfera, bastão, espiral e vírgula.

Imagem ilustrando as formas

  Metabolismo:
-Autótrofos > podem sintetizar o alimento por fotossíntese (mas diferentemente das plantas, não produzem oxigênio) ou quimiossíntese;
-Heterótrofos > respiração (sem mitocôndria, nos mesossomos) e fermentação.
 Reprodução:
-Sexuada: transdução, transformação ou conjugação > transdução - vírus ajudam a transferir moléculas de DNA de uma bactéria a outra ; transformação - moléculas de DNA (de uma bactéria morta) são magicamente absorvidos por outra bactéria; conjugação - transferência de material genético entre duas bactérias (uma doa e outro recebe) através da fimbria ou pilo sexual;
-Assexuadabipartição ou esporulação > bipartição - o material genético da bactéria é duplicado e ela se divide em dois; esporulação - em condições ambientais desfavoráveis, a bactéria duplica o cromossomo e um deles é envolta por membrana plasmática que posteriormente será envolta por uma parede espessa (formando o esporo), o restante da bactéria morre (pois não consegue sobreviver às condições do ambiente) e em ambiente propício, o esporo "se transforma" em bactéria.

Não sei como legendar isto, seria meio que: aspectos bons e maus da existência das bactérias

  Bom, claro que tudo isto não está no meu caderno, tive que pesquisar um pouco para poder postar algo decente (pois o que está no meu caderno só eu que entendo - ele está muito resumido :p ). Enfim, espero que tenham gostado, continuarei postando coisas do meu caderno e... permaneçam lendo as minhas postagens! :)

Virus - meu caderno de biologia

Não pertencem aos 5 reinos conhecidos (Monera, Protista, Fungi, Plantae ou Animalia)
   Características: são acelulares e sem metabolismo próprio, portanto são Parasitas Intracelulares Obrigatórios
   Estrutura: basicamente podemos citar 3 principais > capsídeo, capsômero e material genético > os capsídeos são unidades que formam o capsômero, que por sua vez, envolve o material genético que pode ser DNA ou RNA)
Apesar de estar em espanhol, dá pra ver a estrutura dos vírus. Na esquerda o bacteriófago (vírus que ataca bactérias), na direita, o influenza (vírus da gripe)


   Reprodução:
-Ciclo lítico (virus se fixa a uma célula > injeta o  material genético > faz a duplicação do material genético e  produz proteínas que comporão o capsídeo > capsídeos envolvem o meterial genético, resultando em mais vírus > a célula "explode" (ocorre lise celular) e o ciclo se repete;
-Ciclo lisogênico (virus se fixa a uma célula > injeta o material genético > o material do vírus se mistura com o da célula e (em vez do vírus "comandar) deixa a célula se dividir, fazendo com que o material dele acompanhe as outras células resultante da divisão > cedo ou tarde, este ciclo se torna lítico, produzindo virusinhos com capsídeos)

Imagem mostrando direitinho os processos mencionados


   Ah, as fontes são confiáveis, são dos meus cadernos... portanto, se gostaram, não é mérito meu (são dos meus queridos profs...), estou apenas colocando o que aprendi neste blog, assim, além de poder ajudar quem precisa, estarei revisando o conteúdo ^^.
   Espero que tenham gostado, trarei mais conteúdos (não só de biologia) quando tiver tempo.