sábado, 8 de março de 2014

Reino Monera - meu caderno de biologia

 Os representantes deste reino são as bactérias e as cianobactérias (que não falarei explicitamente neste post)

  Eles são seres vivos unicelulares e os únicos que são procariontes (não possuem membrana nuclear/carioteca)

  Estrutura bacteriana:
 A estrutura básica das bactérias seria:  parede celularmembrana plasmáticamaterial genético (DNA), citoplasma e ribossomo. Alguns possuem um "plus" como por exemplo: capsula (fornece mais resistência e dificulta a fagocitose) , fímbrias (servem para fixação a um local e alguns deles podem passar os plasmídeos na conjugação), mesossomo (invaginação da membrana que concentra enzimas respiratórias), plasmídeo (pedaços de material genético da bactérias) ou flagelos (estrutura de locomoção)

Estrutura de uma bactéria mais complexa
  Formas:
 Basicamente podemos dividir em 4 > cocosbacilos, espirilos e vibriões > sendo respectivamente em formato de: esfera, bastão, espiral e vírgula.

Imagem ilustrando as formas

  Metabolismo:
-Autótrofos > podem sintetizar o alimento por fotossíntese (mas diferentemente das plantas, não produzem oxigênio) ou quimiossíntese;
-Heterótrofos > respiração (sem mitocôndria, nos mesossomos) e fermentação.
 Reprodução:
-Sexuada: transdução, transformação ou conjugação > transdução - vírus ajudam a transferir moléculas de DNA de uma bactéria a outra ; transformação - moléculas de DNA (de uma bactéria morta) são magicamente absorvidos por outra bactéria; conjugação - transferência de material genético entre duas bactérias (uma doa e outro recebe) através da fimbria ou pilo sexual;
-Assexuadabipartição ou esporulação > bipartição - o material genético da bactéria é duplicado e ela se divide em dois; esporulação - em condições ambientais desfavoráveis, a bactéria duplica o cromossomo e um deles é envolta por membrana plasmática que posteriormente será envolta por uma parede espessa (formando o esporo), o restante da bactéria morre (pois não consegue sobreviver às condições do ambiente) e em ambiente propício, o esporo "se transforma" em bactéria.

Não sei como legendar isto, seria meio que: aspectos bons e maus da existência das bactérias

  Bom, claro que tudo isto não está no meu caderno, tive que pesquisar um pouco para poder postar algo decente (pois o que está no meu caderno só eu que entendo - ele está muito resumido :p ). Enfim, espero que tenham gostado, continuarei postando coisas do meu caderno e... permaneçam lendo as minhas postagens! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário